Foto: Maiara Bersch (Diário)
A um mês da 75ª Romaria Estadual de Nossa Senhora Medianeira, a preparação para receber os 450 mil peregrinos previstos para a procissão se intensifica. O evento será no dia 11 de novembro, com início às 8h e previsão de encerramento às 17h.
82 vagas de empregos e estágios para quinta-feira em Santa Maria
Com o tema "A jovem chamada Maria, Mãe de Jesus" e o lema "Ave Maria, Mãe de Jesus", a celebração deve reunir visitantes de todo o Brasil e de países do Mercosul. O cronograma de reuniões, a partir de agora, é diário, segundo o padre Ruben Natal Dotto, vigário da Arquidiocese.
Em 28 de setembro, representantes do Conselho Paroquial do Santuário se reuniram com gestores da prefeitura para organizar a logística envolvendo trânsito, limpeza e infraestrutura. Este ano, o arcebispo metropolitano de Belém do Pará, dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a romaria. O cantor Léo Pain, vencedor do The Voice Brasil, devoto de Nossa Senhora Medianeira, foi convidado para fazer uma participação no final da missa.
Mais de 20 ruas deverão ser fechadas para o trânsito. A caminhada parte da Catedral Metropolitana até a Basílica da Medianeira. A prefeitura será responsável por oferecer uma unidade móvel de saúde e ambulância, 15 contêineres para recolhimento de lixo, além de cuidar da organização do trânsito, reforço da pintura no trajeto da procissão, limpeza e iluminação.
A Casa Civil coordenará as ações e disponibilizará os banheiros químicos. Na madrugada anterior, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Público deve varrer o percurso de mais de dois quilômetros para facilitar a caminhada dos fiéis.
Moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima ficarão sem água nesta sexta
Até o dia da Romaria, 900 voluntários irão se dedicar à organização do evento. O vigário relembra o propósito da festa:
- É um evento grandioso. Tudo isso a partir daquela vez que Nossa Senhora Medianeira livrou Santa Maria da revolução, em 1930 (quando um grupo de 23 mulheres realizou uma caminhada pedindo que não houvesse um conflito entre unidades militares na cidade). Já que temos o privilégio de ter o santuário no meio de nós, que todos os santa-marienses acolham essas pessoas que vêm para ficar um dia para que se sintam bem em Santa Maria - destaca o padre Dotto.
TREZENA E LOTES
Desde o ano passado, a organização proibiu a venda de bebida alcoólica nas imediações da Basílica e realizou um trabalho de orientação aos fiéis para que usassem os contêineres para depositar o lixo. As iniciativas devem se repetir este ano.
A partir do dia 28 de outubro, terá início a programação da Trezena de Nossa Senhora Medianeira. À noite, as missas serão nas paróquias e, todas as manhãs, no Santuário.
A venda de lotes para o comércio de artigos religiosos e alimentação junto à Basílica da Medianeira deve ocorrer em 5 de novembro.
Veja como foi a Romaria do último ano: